Criar um Site Grátis Fantástico

Inquérito
QUE LIVRO MAIS GOSTA DE LER?
LIVRO DOS ESPÍRITOS
EVANGELHO
COLECÇÃO ANDRÉ LUIS
ROMANCES ESPÍRITAS
Ver Resultados

  • Currently 3.04/5

Rating: 3.0/5 (638 votos)




ONLINE
1





EVANGELHO NO LAR

EVANGELHO

COMO REALIZAR O EVANGELHO NO LAR:

 

Disse Jesus: «Porque, onde estiverem dois ou três reunidos, em meu nome, eu estou no meio deles.» (Mateus 18: 20)

 

a)    Escolher pelo menos um dia da semana, em horário fixo, para a reunião com os familiares. (Também poderá ser realizado individualmente.) Pontualidade e assiduidade são importantes;

 

b)    Colocar sobre a mesa uma garrafa ou um jarro com água natural, e copos para cada um dos presentes, para no final ser distribuída (final da prece de encerramento)

 

c)    Iniciar a reunião com uma prece de abertura;

 

d)    Ler o trecho d’O Evangelho que se encontra nas págs. centrais;

 

e)    Comentar resumidamente o tema lido;

 

f)    Concluir com a prece de encerramento, agradecendo as bênções da vida recebidas e rogando a Jesus o auxílio para o lar, os familiares, os amigos, a Humanidade em geral, não esquecendo os adversários e inimigos;

 

g)    Duração: aproximadamente 30 minutos.

Nota: as reuniões familiares não devem ser consideradas reuniões mediúnicas.

 

PRECES:

(Para o começo da reunião)

Rogamos ao Senhor Deus Todo-Poderoso enviar-nos Bons Espíritos para nos assistirem, afastar aqueles que possam induzir-nos ao erro, e dar-nos a luz necessária para distinguirmos a verdade da impostura. Afastai também os Espíritos malfazejos,  que poderiam tentar lançar a desunião entre nós, e com isso desviar-nos da caridade e do amor do próximo.

Se alguns procurarem penetrar neste lar, fazei que não encontrem acesso em nossos corações.

Bons Espíritos, que vos dignais vir assistir-nos, tornai-nos dóceis aos vossos conselhos, afastai-nos de todo pensamento de egoísmo,  de orgulho, de inveja e de ciúmes: inspirai-nos a indulgência e a benevolência para com os nossos semelhantes presentes ou ausentes, amigos ou inimigos; fazei, enfim, que pelos sentimentos que nos animarem, possamos reconhecer a vossa salutar influência.  Pedimos especialmente aos  nossos guias espirituais, para nos assistirem e velarem por nós.

 

LEITURA DO TRECHO DO EVAGELHO

RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO

4 – A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Somente os saduceus, que pensavam que tudo acabava com a morte, não acreditavam nela. As idéias dos judeus sobre essa questão, como sobre muitas outras, não estavam claramente definidas. Porque só tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo. Eles acreditavam que um homem podia reviver, sem terem uma idéia precisa da maneira por que isso se daria, e designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação. Com efeito, a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos. A reencarnação é a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo. A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.

5 – E havia um homem dentre os fariseus, por nome Nicodemos, senador dos judeus. Este, uma noite, veio buscar a Jesus, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres, que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o Reino de Deus senão aquele que renascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez? Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus, o que é nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de eu te dizer que vos importa nascer de novo. O Espírito sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde ele vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou Nicodemos: Como se pode fazer isto? Respondeu Jesus: Tu és mestre em Israel, e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: que nós dizemos o que sabemos, e damos testemunho do que vimos, e vós, com tudo isso, não recebeis o nosso testemunho. Se quando eu vos tenho falado das coisas terrenas, ainda assim me credes, como creríeis, se eu vos falasse das celestiais? (João, III: 1-12)

6 – A idéia de que João Batista era Elias, e de que os profetas podiam reviver na Terra, encontra-se em muitas passagens dos Evangelhos. Se essa crença fosse um erro, Jesus não deixaria de combatê-la, como fez com tantas outras. Longe disso, porém, ele a sancionou com toda a sua autoridade, e a transformou num princípio, fazendo-a condição necessária, quando disse: Ninguém pode ver o Reino dos Céus, se não nascer de novo. E insistiu, acrescentando: Não te maravilhes de eu ter dito que é necessário nascer de novo.

7 – Estas palavras: “Se não renascer da água e do Espírito”, foram interpretadas no sentido da regeneração pela água do baptismo. Mas o texto primitivo diz simplesmente: Não renascer da água e do Espírito, enquanto que, em algumas traduções, a expressão do Espírito foi substituída por do Espírito Santo, o que não corresponde ao mesmo pensamento. Esse ponto capital ressalta dos primeiros comentários feitos sobre o Evangelho, assim como um dia será constatado sem equívoco possível.

 

(Para o fim da reunião)

  

Agradecemos aos Bons Espíritos que estiveram presentes. Pedimos que nos ajudem a por em prática os ensinamentos do evangelho, e façam que cada um de nós, se sinta fortificado na prática do bem e do amor ao próximo.

Desejamos igualmente para os nossos irmãos sofredores a ajuda necessária, e para os quais suplicamos a vossa misericórdia.

Criar um Site Grátis Incrível | Criar Loja online Grátis | Sites Grátis | Criar Loja Virtual Grátis | Hospedagem de Sites